organização

UM POUCO DA NOSSA LONGA HISTÓRIA

O Clube Automóvel do Minho – CAM é uma organização automobilística, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com sede na região do Minho, em Braga, Portugal. Fundado há várias décadas, o clube tem como objetivo promover e desenvolver os esportes motorizados na região, proporcionando aos entusiastas e pilotos locais uma plataforma para se envolverem e desfrutarem do mundo automobilístico.

A organização é responsável por realizar provas de rali, corridas de circuito, rampas, como a Rampa Internacional da Falperra, e outros tipos de eventos ao longo do ano. Essas competições atraem participantes de todo o país, bem como do estrangeiro, o que contribui para a promoção da região e dinamização da economia local.

Outra área de atuação importante é a promoção de eventos de caridade e ações sociais, utilizando o automobilismo como uma plataforma para arrecadar fundos e conscientizar sobre questões importantes, como a responsabilidade social, meio ambiente e sustentabilidade. O clube está também envolvido em projetos de educação no trânsito, visando promover a segurança rodoviária e a conscientização sobre as normas de trânsito.

A Rampa internacional da Falperra é um evento de automobilismo de montanha que acontece em Portugal na cidade de Braga e faz parte do calendário de provas do circuito nacional e do circuito europeu de montanha. É um evento de muita tradição, pois a sua primeira organização remonta ao ano de 1927. Atualmente é a rampa mais rápida da Europa. O traçado possui 5,2 quilómetros de extensão e sobe 262 metros. É aclamada pelo público e considerada mítica pelos pilotos. É atração para todas as idades. Geração em Geração, as famílias comparecem massivamente à rampa. 

Segue o vídeo de inauguração do Clube Automóvel do Minho. RTP arquivos

São mais de 250.000 pessoas presentes nos dias do evento

E outras milhares acompanham em transmissão em direto na TV, Rádio, internet, live streaming, e em diversas medias sociais. No último evento a CMTV obteve uma audiência média na transmissão em direto no domingo de 150.000 telespectadores por minuto. No streaming a audiência do sábado foi de 80.000 e domingo 90.000 telespectadores. A organização é do Clube Automóvel do Minho – CAM, em cooperação com a Federação Portuguesa de Automobilismo e karting – FPAK, Federação Internacional do Automóvel – FIA, Câmara Municipal de Braga, dentre outros importantes parceiros institucionais